terça-feira, 5 de julho de 2011

Aloisio Lago

A falta de compromisso tem no desrespeito a sua grande marca

A casa é sua, e aí você pensa que é  soberano. Não é bem assim. Você contrata a cozinheira, a arrumadeira, o servente, o jardineiro, o motorista, o professor de banca, o professor de música, só não admite o profissional para tomar conta do cofre, a menos que empregue também o agente funerário. Desde o primeiro momento repudiamos, mas respeitamos o direito do prefeito Ricardo Machado de nomear para as funções e cargos de confiança, pessoas suas, de conduta ilibada, preparadas para o mister público, com afinidade com a sociedade e dispostas a servi-la. Se a afinidade não existe, por conseguinte, nada tem para dar, o inverso predomina e percebe-se que elas existem apenas para cumprir um ritual determinado pelas constituições para a formalização das contas a serem "julgadas" pelas Câmaras de Vereadores e pelos Tribunais de Contas, o resto, é mera formalidade. Os servidores públicos, esses sim, contratados, efetivos e concursados, dão suporte à desordem, fazem sala para os contribuintes, inventam as mais variadas desculpas, ficam escabriados com os descalabros e a desorganização e se desculpam como se culpados fossem. Como se pode admitir que o Secretário de Finanças da Prefeitura, sr. Carlos Apolnário, não se faça presente à repartição, diáriamente, para cumprir com as obrigações e responsabilidades? O contribuinte que requer um parcelamento de IPTU, de ISS, que solicita uma Certidão Negativa para participar de uma licitação qualquer, enfrenta uma via crucis de mais de 7 dias , porque S.Excia. é de fora, não reside no município e não tem dia determinado para cumprir com o seu expediente. No governo João Melo, o Secretário de Finanças se fazia presente todos os dias à repartição e no primeiro ano desse governo, o Secretário trabalhava todos os dias, faziam jus ao que recebiam.  Sabem por quê? Comprometimento com a cidade e sua gente. Hoje, o contribuinte paga ao Secretário de Finanças, para passear em Santo Amaro e deixá-lo entregue a sua própria sorte e sujeito a ficar de fora de um processo licitatório, por irresponsabilidade dupla: do Prefeito e do Secretário de Finanças. 

O MANHOSO E OS APALERMADOS

Em política, é prudente, ninguém dizer: dessa água não beberei, muito menos desse pão não comerei. Também é ajuizado não usar a palavra irreversível, que quer dizer: que não pode voltar ao estado anterior.
Também é recomendado não afirmar: no palanque de fulano não subirei, muito menos no de sicrano.
O ex-deputado Genebaldo Correia, para muitos, é considerado fora do ringue ou dos palcos da política, pela sua desastrada performance na eleição de 2010, quando teve um pífio desempenho, humilhante mesmo, para quem  participou dos banquetes oficiais e também ajudou a  entregar parte da nossa riqueza, aos americanos, leia-se Bush, pai, na permissão da exploração das nossas patentes (reserva florestal) na Amazônia. Política é feita por profissionais, que é o seu caso, e não para quem tenta adivinhar ou se passar por sabido, pois, logo, é engolido pela raposa, e saboreado com um bom vinho, na temperatura ideal, nada de gelado. Frio. 
Longe dos palanques e dos holofotes, o ex-deputado está pongando no carro dos outros, e já sinaliza estar passando de pato a ganso. Quer tomar o comando das ações que se instalam em Santo Amaro, para a proposição do impeachement do atual e desastrado prefeito Ricardo Machado. Para isso, abre as mais mirabolantes propostas para os incautos do DEM, do PTdoB e do PCdoB, que como os que acreditam em miragem, vão no canto da sereia: composições políticas em 2012 para viabilizar candidaturas à prefeito, participação efetiva e movimento popular para desestabilizar o prefeito Ricardo e por aí vai. Quem tem telhado de vidro, não  joga pedra no do vizinho.
O que vivemos hoje em Santo Amaro é fruto das diversas e incompetentes administrações, ao longo de mais de 40 anos. É claro, a atual administração não é pior do que as de Renato Leone, Edval Barreto, Genebaldo Correia, em duas oportunidades, oito anos ,  Pimenta, seis anos, (que até hoje nega não ter saído das hostes genebaldistas) de João Melo, oito anos,  (seu filhote no  primeiro mandato) e Manoelzinho, seu fidelíssimo escudeiro. Em curso um pensamento para propor o impeachement do prefeito Ricardo. Quem defende a tese é o vereador Valmir Figueredo, e é ai que o ex-deputado está pongando, com o propósito de retornar as atividades políticas em Santo Amaro. Para tanto está promovendo reuniões com o DEM, PV, PCdoB, para lhe darem legitimidade e condições para assumir o comando das operações. Que legitimidade tem o ex-deputado para propor ações que signifiquem moralidade administrativa e correção no trato do dinheiro público? Nenhuma! Nos seus dois períodos em que administrou o município teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas, muitas dúvidas ficaram sobre a aplicação de verbas, notadamente as federais, muitas interrogações até hoje persistem sobre a licitude dos inúmeros Seminários que consumiram recursos financeiros. Que credibilidade tem o ex-deputado para se arvorar a paladino da moralidade pública? Os seus atuais seguidores estão dando tiros nos pés.

AS ESTRIPULIAS DO PT

Parece incrível, mas é acreditável. Parece hilário, mas é sério. Parece um pesadelo, mas tá todo mundo acordado. Ninguém precisa sentar, pode ficar em pé, mesmo. Ricardo Jasson Machado, prefeito de Santo Amaro, sem nenhum compromisso com o Partido dos Trabalhadores, sem nenhum pensamento ideológico, vazio, no sentido lato da palavra, tem o seu nome aceito para figurar entre as personalidades políticas petistas de Santo Amaro, radicais, extremistas, e mais istas. Foi uma luta danada, entro, dizia Ricardo, não entra, dizia Militão; entro, insistia Ricardo, não entra, dizia Joaquim (apelidado por Genebaldo por Quincabaldo); vocês vão ver, dizia Ricardo, não entra, dizia Bobô (chamado por Genebaldo de Bobobaldo)...
Não é que Ricardo vai entrar e escantear todo mundo? Tudo que se falar do PT santamarense não deve ser descartado, porque os seus desencontros superam qualquer pensamento lógico. Militão vai sair candidato a vereador? Será que já negociaram a Presidência da Câmara? Paulo Anunciação e Grande foram de fato expulsos do Partido? Como então serão candidatos a vereador por essa agremiação? A tropa de choque do Prefeito vai se filiar ao PT e tomar conta da agremiação? Nadia Pinto que foi sacada da Direc por Ricardo e lhe fez acusações, tem alguma esperança de uma vaga na chapa de candidatos em 2012? Olhe, que a moça fez um esforço grande para a entrada do homem forte no partido da estrela. A proposta do PT de Santo Amaro para expulsar o Governador Wagner, que segundo os santamarenses traiu seus companheiros, não apoiando a chapa Flaviano/Reinaldo, foi pra valer ou jogada para a platéia? Doravante quem vai falar pelo PT será Militão, Bobô, Joaquim ou Ricardo? Ou será que o triunvirato vai desaparecer para surgir o quarteto ricardista? Quem vai blindar o prefeito que é acusado de malversação do dinheiro público, improbidade administrativa, superfaturamento em obras e serviços? Será que o governador vai interferir junto ao Tribunal de Contas dos Municípios, para dar um jeitinho e rever sua posição referente à prestação de contas de 2009, rejeitada por duas vezes por esse Tribunal? Quem vai atuar junto aos vereadores para que votem contra a decisão do TCM e absolva Ricardo das acusações de mutreta? Como ainda diz o PCdoB nos movimentos populares: O povo, unido, jamais será vencido. O que se pode esperar de tudo isso? Tudo! O PT local sem discurso, agora, vai encontrá-lo perdido em algum lugar e com novas bandeiras? Ou vai para as ruas com o novo líder a tiracolo, desfraudando as suas bandeiras esmaecidas pela falta de convicção política e ideológica? Dos petistas históricos e ranzinzas quais deles ocuparão cargos na admi-nistração Ricardo Machado? O vereador Valmir Figueredo deitou e rolou em cima do PT na última sessão da Câmara de Vereadores, e é ele o mentor da proposta de impeachement do prefeito.O poder de barganha do prefeito Ricardo aumenta com o seu ingresso no Partido dos Trabalhadores, mas será que vai sobreviver ao impeachement (se realmente vier a acontecer). Sobreviverá e passará como um grande gestor financeiro desse município, e ficará de fora do Ficha Suja, por causa das contas de 2009? Sobreviverá de igual modo às de 2010, que dizem supercabeludas?  

Nenhum comentário: