quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Coluna do Betinho d`Saubara

BRAVO!

SALVE! 10 ANOS DO JORNAL “O TROMBONE”.

QUE VIVA “O TROMBONE”

Comemorar dez anos publicando jornal num país onde poucas pessoas lêem é complicado, é um grande desafio, é um feito histórico, heróico. Durante uma década este informativo circulou pelo município de Santo Amaro e cidades circunvizinhas, noticiando. Nesta coluna, foram registrados importantes acontecimentos sociais, culturais, religiosos, educacionais; casamentos (Maurício Pessoa, Ivo Motoboy, Barrigão do Trapiche de Baixo, Bilocóia); aniversários (Dona Canô, M Carvalho, Vadinho Gordo, Bebé, Buda); nascimentos ; show artísticos (Joyce Salles, Roberto Mendes, Edson Gomes, Danny Assis, Reizinho, Patrick Mendes, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Nailton Santos, Júnior Figuerêdo, Bandas Eternamente e Dissidência, Bandalla, Eduardo Alves, Márcio Valverde, Lívia Milena, Marcel Fiuza, Aline Barros, Jilmara Figuerêdo, Gene Ramos); desfiles cívicos (Filarmônicas “Filhos de Apolo” e “Lyra dos Artistas); Bandas marciais e Fanfarras: CETS, COBRAC, BAMASA, SÃO JOSÉ); eventos literários, musicais e culturais (Dinho do “Sebo”, Herculano Neto, NICSA, Academia de Dança Arte e Magia de Ditinho, Coral Miguel Lima, Grupo MAHADEVI, ACARBO, Clube de Jazz do Profº Zé Raimundo); festas milionárias Lapernê, Arlindo Mexeu, (Vadinho Gordo); romaria de Santo Antônio (organizada pela profª Dida, Nazaré...); reisado (Terno “Filhos do Sol” da família Veloso), e réveillon (Dia 31/12/2010, no salão vip do seu novo iate, Dra. Aidil - recepcionou os amigos: Barufi e Luiza, Álvaro e Gal, Rosimar e Romélia, Klinger e Aracê, a fim de passearem pelas águas da Baía de Todos os Santos). Faço parte de um grupo de abnegados colaboradores (Ediney Santana... Podemos festejar e cantar parabéns pelos 10 anos do Trombone.
 
ECOS DE DONA CARMEM - Ainda repercute pela cidade de Santo Amaro – a badalada comemoração dos 70 anos de Dona Carmem Assunção, mãe de Francisco, Márcia, Carmem Lúcia, Marco, Fioravante e Gilmar Assunção, que teve como programação: 03/09/2010 – Missa na Igreja de Nª Srª do Rosário (celebrada pelo Pe. Rogério), e coquetel na “Casa branca”, em cima do Bradesco. 04/09 – Café da manhã (residência da aniversariante / Rua Barão de Vila Viçosa) – animado por charanga e show musical do grupo “Coisa de Pele”. 05/09 - Feijoada em família. A milionária festividade: foi totalmente patrocinada pelos netos.

ECOS DA FESTA DO BAÊA - As pessoas ainda recordam: 27/11, as principais praças e artérias de Santo Amaro ficaram coloridas, decoradas nas cores: azul, vermelho e branco. Muitas camisas e bandeiras. Trio elétrico, fogos, carreatas. Grande festa popular: carnaval, micareta, desfiles de torcedores. Muito samba, reggae, arrocha, axé, pagode, funk. Famílias, fanfarras e filarmônicas torcedoras do Bahia: saíram do chão e festejaram: Baêa está na primeira divisão “Eu sou Bahia / Com muito orgulho / Com muito amor”. Ivo Motoboy e sua esposa Maria da Penha comemoram: “Que viva o Esporte Clube Bahia!”

ECOS DO ANIVERSÁRIO DE JOÃO - Comemorando a sua passagem natalícia (10/12), no bar “Águas e águas” (Santo Amaro), o aniversariante professor João

Emerentino (Diretor do CETS), conseguiu reunir seus familiares, amigos e colegas. O evento esteve animado pelo competente músico e cantor Kid Baiano (Feira de Santana), auxiliado pelos cantores professor Carlos Barreto e Dr. José Antônio – que desejando parabenizar o aniversariante enfatizou: “João, a Polícia Civil sente-se honrada em tê-lo em seu quadro”. Na pista de dança, Gugu de Machado e Cláudia – não perderam os passos da lambada, e tomaram conta do salão. O apetitoso caruru (preparado por Bel e Equipe do CETS) provocou o gosto de gás “quero mais”. As deliciosas sobremesas foram preparadas por Júlio Cezar e Valquíria. O professor Joel (fazendo cobertura fotográfica – não perdeu um flash).

PRIMEIRA COMUNHÃO - Na Igreja do Rosário (28/11/2010), o Pe. Reginaldo Pessanha auxiliado pelos diáconos Antonio Amarante e Augusto Dórea, realizou a Primeira Eucaristia de 72 crianças, dentre elas: os priminhos Thiago Alberto Assunção de Santana (filho de Antônio Alberto e Márcia) e Izadora Santana Beirão (filha de Carlos Beirão e Lúcia Magali).

CORDEL - Sendo bastante aplaudida, dia 28/11/2010, na Praça da Purificação (Santo Amaro), a Cia. Gente de Teatro da Bahia constituída por Daniela Vieira, Lázaro Machado, Marcelo Casulo, Orlando Martins e Cristina Neiva, esteve apresentando o espetáculo teatral “Cordel da viúva de marido vivo” – “uma comédia tipicamente nordestina

oriunda literatura de cordel, o texto foi criado por Chico Nascimento e adaptado por Daniela Vieira especialmente para o teatro de rua. O enredo aborda a questão dos relacionamentos conjugais, o suborno e o arrependimento masculino”.

COEXISTÊNCIA - Durante o período de 30/11 a 31/12/2010, no Museu Galeria de Arte Caetano Veloso / Solar do Bijú – Campus Avançado da UEFS (Praça da Purificação / Santo Amaro), está sendo realizada a belíssima exposição fotográfica “Lugar de coexistência” do artista visual George Lima (natural de Feira de Santana). “Na arte de George Lima, o olhar supera a força da palavra e transforma a insignificância em cor, em tons inusitados, em espelhos mágicos. Minúcias e fragmentos transmudam-se em poesia, arte, deleite para os olhos e para o espírito”. (Leni David).

BADALAÇÕES - Está enganado quem pensa: que só Vadinho Gordo, Lapernê, Bispo, Arlindo Mexeu, Ivo Motoboy e M. Carvalho sabem organizar as mais badaladas festas em Santo Amaro, puro engano. Patrocinado pelos filhos Moisés, Lelinho e Fabio, sete netos e cinco bisnetos, o milionário Benedito da “SUCAM” - realizou dois concorridos eventos: 06/12/2010 (71 anos do seu nascimento) e 24/12/2010 (50 anos do seu casamento com a senhora Alindahy “Linda”) - na sua gigantesca fazenda. Calcula-se que cerca de três mil convidados (os selecionados familiares e amigos do casal) beberam (cinco mil caixas de cervejas) e comeram churrascos (dois mil quilos de carne) e muitas frutas tropicais. As festividades foram animadas por dez bandas (que tocaram valsas, boleros e sambas).

NIVER DO GORDO - A pequena e simples festa comemorando o aniversário de Vadinho Gordo (19/01), organizada por Tatiana e Márcio, porém patrocinada por M. Carvalho, Lapernê, Arlindo “Mexeu” e Mário Petescol, no “Eco resort Rocha Dias” (Costa do Sauípe), contou com a presença de dois mil convidados – que degustaram lagostas e canapés, sem faltar o costumeiro caviar (oferecido por Jailton, Wilson e Araújo). A fim de manter a dieta do aniversariante, as mais famosas comidas típicas do Recôncavo Baiano (caruru, maniçoba, sarapatel, feijoada, moquecas) foram preparadas pelas senhoras Bebé, Zelita, Carminha de Zequinha, Fátima e Perpéa.

FRENÉTICOS – A fim de recepcionar familiares e amigos (em sua mansão particular), durante as festividades de final de ano em Santo Amaro, o todo badalado Alcione - transformou o salão de beleza de sua esposa Marisa - numa agitadíssima “Disco dance” (com luz negra e outros efeitos cenográficos). Os convidados: Paletó, João, Leozão, Edvaldo “Vaval” e Haroldo Melo, dançaram a valer (pagode, lambada, tango). Os anfitriões (Alcione e Marisa) ficaram surpresos com as fortes revelações performáticas.

Nenhum comentário: