quinta-feira, 3 de março de 2011

Espaço Democrático

“O HOMEM DO VERMELHO E BRANCO!”

Sofrimentos foram tantos
E por um preço injusto, caro!
Que entre choros e prantos...
Sofria o povo em Santo Amaro.
Mas tudo isso já passou
Pois agora, aqui chegou
O homem do vermelho e branco!
Esse jovem empreendedor...
E prefeito de grande valor.
Os seus antecessores na verdade
Juntos não fizeram por esta cidade
Tanto quanto e quanto...
O homem do vermelho e branco!
Esse ilustre jovem de fé...
Está fazendo como bom prefeito que é.

José Serra de Queiroz


SALÁRIO MÍNIMO

Senhor presidente estou alegre
Do brasil eu canto o hino aplausos para nossa nação
Morrer de fome é o nosso destino estou deveras
boquiaberto com o aumento do sálario minímo
Não sei o que vou fazer com tanto dinheiro
Estou pensando como vou gastar
Não sei se compro uma mansão
Ou uma fazenda para gado criar
Ou se mando para o banco na suiça pra poder multiplicar
Vamos festejar brasileiros
E dar um viva ao nosso presidente.
Primeiro de maio inesquecível
Devemos estar contentes
Por este grande aumento
Que nos foi dado de presente
Em escolas particulares vou colocar meus filhos
em carros importados os motoristas vão levar
Filho de deputados vão ter inveja
Quando meus filhos por eles vierem a passar
Até casa na ilha de itaparica
Vou comprar para veranear
Se me sobrar alguns trocados
Um jatinho eu vou comprar
Para todos os fins de semana
Com a família passear
Vou dar festas em minha mansão
E “roberto carlos”vou convidar para cantar

Viva o brasil! Viva o presidente!
Viva este monte de dinheiro
Viva o salário minímo
Acabou-se o desespero
O que me dá mais orgulho é ter nascido brasileiro.

Washington Dias Cardoso
 

Meus amigos, estamos lhes convidando para um passeio pela periferia da cida-de, para constatarem o seguinte: tem lixo espalhado pelo 2 de Julho, pelo Ca-lolé, pela Candolândia, e pela Praça da Purificação? Não! Beleza pura, limpi-nha para os medíocres passearem. Por falar nela, quando o Apolo vai estreiar o CORÊTO?
 
Lázaro Santana


08 DE FEVEREIRO DE 2011

Acreditem, falar é muito fácil, principalmente diante de tantas injustiças sociais. Transformar as palavras em ponto de reflexão para as pessoas, aí, a coisa muda de figura. A grande preocupação nossa, aqui no Sítio, é o grande número de casas desabitadas. Vejam bem e me corrijam se eu estiver errada, para isso, vou avivar a memória de cada um de vocês.

Há alguns anos, foram vendidos nessa região (Vila Nova, Santa Catarina I e II), alguns terrenos por um valor irizório, R$ 30,00, a pessoas que realmente necessitavam de moradia. Agora, eu quero saber: primeiro, quem são os verdadeiros donos desses terrenos? Por quê passaram a construir as casas e não passaram nela a morar, se na época da venda tinha um prazo de 90 dias para construção e habitação? Segundo, se esses terrenos eram destinados à população que realmente necessitava, o por quê desse despovoamento? Por quê parceiros assentados pelo INCRA não tiveram acesso à esses terrenos enquanto outros possuem 2, 3 e até 4 lotes? Chegou o momento exato de recebermos uma explicação, mas, aí surge um outro problema: explicação de quem? De onde? Esse fato precisa ser revisto. Será que isso é injustiça? Será exclusão? Deixo para vocês leitores tirarem suas próprias conclusões, o fato objetivo é que estamos sempre a mercê de autoridades políticas pouco preocupadas com a vida dos munícipes. Precisamos nos unir para o nosso fortalecimento.

 
POVO SEM MEMÓRIA

Outro dia, deslocando-me do Sítio Camaçari para Santo Amaro, deparei-me em plena praça do Rosário com um cenário digno dos deuses.

Parei, respirei fundo, contei até dez, belisquei-me para sentir se eram reais as cenas que aconteciam diante de mim. Quadros e mais quadros! Estava em uma pinacoteca? Em uma exposição ao ar livre? Olhei em volta e constatei a multidão andando de um para o outro lado com em qualquer cidade. Eufórica procurei saber quem era o artista das belíssimas artes em exposição e ele estava diante de mim. Alex, um senhor de meia idade, claro e olhos reluzantes. Num diálogo rápido descobri o verdadeiro motivo da sua presença, alí. Lembrei-me também de um velho amigo: Raimundo D´Araújo, artista plástico, na minha opinião o melhor do Recôncavo Baiano, atualmente residindo no Acupe onde tem o seu atelier onde expõe suas artes. Os verdadeiros artistas vivem no esqucimento e sem ajuda do poder público.

 
RETROSPECTIVAS

Nesse Fevereiro fez uma ano que a rodovia BA Santo Amaro?Cachoeira foi interditada por várias horas pelos moradores do Sítio Camaçari que pedi-am água potável (prometida). Aos gritos os bravos companheiros reinvi-dicavam o pecioso líquido para cozinhar, para bener, para banho e outras necessidades. Até agora a água não chegou para nós, em nossas casas. Qual o motivo? Estamos esperando que as autoridades responsáveis se pronun-ciem, que nos dê uma explicação.

Benevides
 
 
O ABCDÁRIO DO PREFEITO

Enquanto nos for possível transcreve-remos (sic) mensagens enviadas pelo alcaide santamarense para os seus colaboradores e amigos. Vejamos a primeira:

Hoje (01/02) terça-feira. As 21h Não perca!!! Grande Tourada, diretamente de Madrid, para praça da purificação, verdadeiramente a maior tourada do Brasil. com os toureiros irmãos Power, Venha assistir esse grande espetáculo. Abc. Ricardo Machado.



Meu caro Aloisio,


Parabéns pelos 10 anos do Jornal O TROMBONE, continue com a VERDADE, só ela incomoda aos tiranos e falsos amigos.

Grata pelas palavras elogiosas ao meu trabalho a frente do NICSA. Me aposento com a consicência tranquila da missâo (a mim delegada por Dr. José Silveira) cumprida, Sei que contribuí com a Educação e Cultura de minha terra, tenho auto-estima (graças a Deus e a boa educação que minha mãe de deu).

Deixo dois patrimônios arquitetônicos restaurados com um Memorial e uma Biblioteca funcionando. Dei minha contribuição a Santo Amaro, poucos são os que podem dizer isso.

Grata pela atenção

Maria Mutti
 
 
 
Mande a sua mensagem para publi-cação nesse novo espaço. Identifi-que-se para verificarmos a sua autenticidade .

aloisiolago@ig.com.br



Ao Trombone


Gostaria de ver denunciada a atitude mesquinha, autoritária e de culto a personalidade, do Prefeito Ricardo. É o seguinte: todos os marcos dos ex-prefeitos como responsáveis por inauguração, reforma ou similares, estão sendo de forma acintosa retirados dos prédios públicos quando por mais incrível que pareça até por uma simples pintura que faça no imóvel. O exemplo mais recente, e o que me diz respeito, por ser morador do Sacramento, aconteceu no colégio Padre Loureiro, onde o pequenininho ditador mandou arrancar a placa alusiva à sua inauguração no governo Manoel Marques. Peço registrar esse fato para mostrar a pequenez do prefeito Ricardo Machado. Esse não é um fato isolado, é uma sequência.

O XERIFE DO SACRAMENTO
 
 
CADÊ AS AMBULÂNCIAS


Estamos vivendo um momento crítico e caótico no setor de saúde. Virou rotina buscarmos ajuda no município vizinho de São Francisco do Conde. Falta ambulância para transportar pacientes em estado delicado para Salvador, como ocorreu no sábado dia 12 quando um cidadão se esvaia em sangue no Octávio Pedreira e a solução foi recorrer ao vizinho para pedir socorro. É preciso criar e manter a vergonha. Assim é demais, é humilhante.


FEIRA LIVRE

Triste, suja, vergonhosa, imunda, sem higiene, vende-se de tudo no chão podre e um dia quem sabe, vão vender carne de cachorro e de rato e a prefeitura não toma providências. Cadê o nosso dinheiro? Está sumindo ou já sumiu?

Claudete Lima

Nenhum comentário: