terça-feira, 8 de março de 2011

Sidney

A Penha Papéis Bota As Mangas De Fora
Toda a ação praticada contra pes-soas sem que elas sejam sabedoras, não resta nenhuma dúvida, é uma violência que se pratica contra o homem, desconhecendo a sua cidadania e não leva em consideração consequências que sempre advêm da atitude. O fato: Antonio e Gordo, ocupam há mais de 17 anos, uns 32 hectares de terra, situados às margens do rio Traripe, e criam mais de 40 cabeças de gado nas imediações da Igrejinha que simboliza o marco inaugural da cidade, à margem direita da rodovia que liga essa cidade a Salvador. De uma hora para outra, a Penha Papéis, mandou derrubar as cercas que foram edificadas pelos pos-seiros Antonio e Gordo, confinaram as cabeças de gado em local com pouca comida e água, e simplesmente, ocupou a terra, sem que tivesse tido uma decisão judicial  para reintegração de posse da terra ora em litígio. Os posseiros, lógico, estão adotando providências para terem os seus direitos de permanência na área em conflito. Espera-se que a justiça seja breve na apreciação dessa questão, pois, é dessa terra que sai o sustento de suas famílias, e o fornecimento de leite para muita gente em Santo Amaro. 

Que Passarela é Essa?

A cidade está em expectativa permanente com o futuro da “passarela do álcool”, localizada ao lado da Estação Rodoviária, próxima a Invasão da Nova Santo Amaro, vizinha da Pitinga, bem perto do Trapiche de Baixo e outros periféricos. A tal “passarela”, de vermelho e branco, o verde oliva ou de campanha, não se fazem presentes de forma rotineira para garantir a segurança dos proprietários dos boxes e seus funcionários, quanto mais da clientela que freqüenta esse novo point. Assalto? Já teve! Extorsão? Sim, já teve! Ameaças? O que, já teve sim! Numa das noites da passarela, um grupo resolveu fazer dinheiro no pedaço. Foi simples: deu uma de cobrador de segurança e “usando” o nome e a fama de Fuscão, foi lá cobrar “pedágio” dos proprietários dos boxes. Um outro grupo, resolveu fiscalizar os banheiros, e quem precisou fzer xixi, teve que pagar uma taxa, já denominada “a taxa do mijo”. Motoristas que freqüentam o trecho já presenciaram jovens fazendo “carreirinhas de pó”, para se deliciarem com o êxtase. Estamos sabendo que a Prefeitura já tomou algumas providências para evitar ou postergar o mal maior. De 2ª a 5ª feiras, o funcionamento da “passarela do álcool” só vai até as 22 horas. Nos dias de maior consumo de bebidas e comidas o funcionamento é liberado. No dia que fizerem um pagodaço, ou uma noitada de regae, aí o couro vai comer e se não tiver policiamento, a coisa pode pegar. Tudo sem planejamento e um estudo de situações pode levar a vaca pro brejo.

Primeira Mentira Do Trombone

Depois de muita conversa consegui convencer o nosso editor chefe correr o risco de divulgarmos a primeira mentira desse jornal, que tem como lema A VERDADE. Deus permita que eu esteja errado, mal informado, etc. e tal. Vamos às noticias: primeira, o prédio onde funcionou por décadas o Fórum Odilon Santos e hoje, salvo engano, pertencente à Academia de Letras de Santo Amaro, por doação, no governo João Melo, localizado na Praça da Purificação, vai ser demolido pela prefeitura durante o Carnaval, para ser construído um Parque Infantil; segunda, o terreno onde hoje funciona O CAPETA, onde foi a residência de Stela Mutti, vai ser transformado definitivamente em uma outra “Passarela do Álcool”. Repito: estou pedindo à Deus que isso não seja verdade, mesmo que tenha que pagar um preço por isso, mas como diz um velho ditado: é preferível pagar pelo excesso do que pela omissão. É questão de tempo. Não creio que o prefeito Ricardo seja maluco a esse ponto, então, porque essa nossa posição? Reparem bem, se não faz sentido colocar a barba de molho! Bem em frente ao imóvel do antigo Fórum foi construído um enorme redutor de velocidade, ocupando toda a largura da rua, por mais ou menos 2 metros de comprimento, para ligar o passeio dessa calçada, à Praça; no outro imóvel a mesma coisa, para evitar que um bêbado qualquer seja atropelado. Tanta bobagem, é a maldição da Praça da Purificação. Quem é superticioso é bom baixar num terreriro.

Santo Amaro não é mais aquele

Os assassinatos, os roubos, os furtos, se sucedem no município, se incorporam ao seu dia-a-dia e se transformam em fatos corriqueiros, agregados ao coti-diano santamarense. Já é comum a aglomeração de pessoas (muitas) em frente ao Hospital Octávio Pedreira, quando ao som das sirenes das viaturas, a polícia chega, geralmente conduzindo alguém abatido por ela, por estar praticando crimes contra a população, a sociedade  ou ao patrimônio público. O tráfico e o consumo de drogas, são os grandes estimuladores desses crimes, e agora, como nos grandes centros urbanos, (ainda não estamos nessa categoria) os grupos que dominam determi-nadas áreas para a venda das drogas, disputam na bala e na faca esses espaços. Semana passada, dois desses  fincados nas imediações da Candolândia, se defrontaram na luta pelos espaços e dois seres humanos tombaram mortos. Providências minha gente!

Andando Como Tartaruga

A Câmara de Vereadores, normalmente decide como Durango Kid, rápida no gatilho. Assuntos da mais alta relevância são votados numa rapidez impressionante, quase sempre, de acordo com a vontade do Prefeito. Mas, tem o outro lado, assuntos também importantíssimos não são apreciados com a mesma rapidez, é o caso do parecer do Tribunal de Contas dos Municípios que rejeita as contas do ex-gestor João Melo. A comunidade santamarense está perplexa com a demora e ansiosa para ver como os vereadores vão sair desse episódio, se  como heróis, ou como vilões.

Olhe o crime!

A Escola João Câncio, no Sitio Cama-çari não começou o seu ano letivo, portanto, os alunos estão sem aulas. Qual a razão? A Escola está suja e cheia de mato por todos os lados. Qual a solução encontrada? Como o município não cumpre com o seu papel e suas obrigações com as crianças, a diretora da Escola resolveu botar a meninada para fazer a limpeza interna e a capinagem de todaa área que envolve essa Escola. Revoltados os pais denunciam,

Nenhum comentário: