segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Câmara Municipal de Vereadores de Santo Amaro

Ações internas e externas da Câmara de Vereadores de Santo Amaro



Retomamos os nossos trabalhos legislativos, para servir com o que de melhor pudermos oferecer, ao povo santamarense, com o compromisso de utilizarmos a verdade como principal ferramenta para trabalharmos com isenção e responsabilidade.
Bem sei, que o exercício da atividade política requer compreensão, bom senso, diálogo e compromisso. Acostumado a conversar com os meus colegas vereadores, sei que não será difícil vencer mais uma etapa do processo legislativo. Continuarei a defender o Poder Legislativo, sempre perseguindo o seu fortalecimento para que a sociedade reconheça a sua importância dentro do regime democrático. A lides políticas sempre envolvem as conhecidas paixões, naturais, quando interesses políticos e partidários estão em jogo. Nem por isso devemos ceder a interesses inconfessáveis, por tanto, o compromisso maior, que é com o povo, deve prevalecer em nossas decisões. 
Teremos turbulências no curso desse período legislativo, o que, para nós é importante, porque com esse reconhecimento estamos tendo a certeza da nossa vitalidade. O bom senso deverá nos conduzir daqui para frente. Democrata convicto, sempre estarei entendendo as dificuldades de aliados e adversários políticos, fazendo da palavra o caminho para a construção de uma sociedade menos injusta. mais igualitária e mais respeitosa diante dos cidadãos. A nossa Câmara de Vereadores, até o final desse ano, se reunirá ordinariamente as segundas-feiras, às 20 horas, e você cidadão santamarense, continua sendo o nosso convidado especial para acompanhar os nossos trabalhos, ver a atuação de cada um, além de estar nos ajudando na fiscalização da aplicação dos nossos recursos financeiros, prerrogativa constitucional sua.





Consciente de que o olhar do povo Santoamarense, mais especificamente o politizado, especialmente agora, se voltará para esta Casa. Chamo atenção e clamo pela observância às nossas leis e acima delas a consciência do dever a cumprir respaldado na lisura, ética e justiça, principalmente porque neste segundo período legislativo temos a responsabilidade de julgar as Contas do Poder Executivo. No mês de março, com 08 votos a favor do Parecer do TCM, esta Casa invocou a moralidade para com administração pública ratificando a rejeição das contas do ex-Gestor João Melo. Mais uma vez, nos deparamos com a mesma situação, só que no primeiro caso 04 Conselheiros do TCM votaram contra e 03 Conselheiros a favor, e a Câmara, em sua maioria, optou pelos votos dos 04 Conselheiros, rejeitando, desse modo, as contas de 2007/2008 da Prefeitura de Santo Amaro. No segundo caso, atual situação, as contas do Gestor Ricardo Machado, TODOS os CONSELHEIROS do TCM votaram pela REJEIÇÃO (7 x 0 ), o mesmo acontecendo com o Pedido de Reconsideração das Contas, ou seja, o placar igual, ficando desse modo as contas de 2009 REJEITADAS integralmente pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Presidente e demais Edis, Santo Amaro não é Brogodó, e o Gestor não é Timóteo Cabral para considerar que pode haver MANOBRAS, PERMANECENDO A INSENSATEZ e a FALTA de PUNIÇÃO. Portanto, pela independência do poder e pelo alto nome da Câmara, apelo para que não fortaleçamos a corrupção e os corruptos com a CONIVÊNCIA desta HONRADA CASA DE LEIS, que tem a responsabilidade de manter viva a história com altivez, moralidade e independência do 14 de Junho de 1822.O povo de Santo Amaro, fiel aos sãos princípios, espera que a nossa Câmara, mais uma vez, seja leal e benemérita ao seu povo.



Meu presidente e meu candidato à Prefeito Artur. Hoje, estamos iniciando o  segundo período legislativo deste ano, onde vamos dar início ao processo de limpeza ética, moral e política dentro do nosso município, contra quem vem desde 2009, dilapidando o cofre público. Nem mesmo o ex-prefeito João Melo foi com tanta sede ao pote, como o atual prefeito Ricardo Machado. Meu presidente, o Tribunal de Contas dos Municípios, apreciou as Contas de 2009 da nossa prefeitura e rejeitou pela unanimidade dos seus membros as referidas Contas, por conterem irregularidades insanáveis. Vamos meu Presidente e meu candidato a Prefeito, Artur, analisar a documentação com isenção e por certo vamos concordar com os Conselheiros do TCM, que tiveram a oportunidade de rever os votos dados, quando reexaminaram o processo, a pedido do Prefeito Ricardo Machado, e não o fizeram, por entender que a coisa pública é para ser tratada com seriedade e responsabilidade, atributos  que não compõem a formação do caráter do cabeludo prefeito, Ricardo Machado. Vai ser sr. Presidente, uma lenga-lenga dos infernos enquanto não votarmos essas Contas, e todos os esforços serão feitos pelo atual Prefeito, para reverter a posição desta Casa, hoje, amplamente favorável ao Tribunal de Contas dos Municípios, rejeição das Contas de 2009, tornando por conseguinte, o atual gestor desta cidade, inelegível por oito anos, por não saber que o dinheiro público é do povo. Outra coisa, meu Presidente e meu candidato a Prefeito, não vamos tolerar que nada impeça de apreciarmos essas Contas, com a maior brevidade possível. Nada poder retardar essa análise, porque vamos considerar  uma tentativa proposital de empurrar com a barriga esse processo. O bom senso deve fazer o seu juízo.




Caro Presidente Artur, caros colegas Vereadores. Estamos retomando os nossos trabalhos legislativos com uma expectativa muito grande por parte da nossa sociedade, particularmente da comunidade que tanto me orgulha representar, a de Oliveira dos Campinhos. Sob a minha pessoa, hoje, reside, mais uma grande responsabilidade, a de presidir a Comissão de Constituição e Justiça desta Augusta Casa. Sob a nossa responsabilidade, está a de avaliar e dar pareceres diversos ao que nos for solicitado por esta Casa. Na presidência desta Comissão, vou agir com isenção, mas, acima de tudo e de todos, com a responsabilidade que me é característica e a exigida pelo meu povo, minha gente de Oliveira, a quem não tenho o direito de decepcionar. Sei que a apreciação das Contas de 2009, do Prefeito Ricardo Machado, rejeitadas pela unanimidade dos Conselheiros do TCM, pelo plenário dessa Câmara de Vereadores, vai motivar uma grande expectativa por parte dos santamarenses, e não vamos coonestar com a irresponsabilidade, com a desonestidade, enfim, vamos estar lado a lado com o povo, que é o nosso único senhor. Na presidência dessa Comissão,  não vou de forma alguma  servir a quem quer que seja para estar ao lado da corrupção, ao contrário,  vou estar mais forte e consciente da necessidade de servir com honradez ao povo de Santo Amaro. Assim, espero dar a minha contribuição ao povo dessa cidade que espera tudo de nós, menos a esperteza, a desfaçatez, e a falta de seriedade com as coisas que geram benefícios à comunidade. 
Com os pares, espero levar a contento essa minha missão.
Santo Amaro pode estar certo de que não decepcionarei, e não vou desonrar os meus irmãos de Oliveira dos Campinhos.


Será que vamos assistir um grupo de Vereadores contrários aos interesses públicos protelar de forma covarde o andamento dos trabalhos legislativos atendendo puramente o interesse individual e do chefe do executivo? Num passado não muito distante, na eleição do Legislativo, o então chefe do executivo fez de tudo para a oposição não assumir o poder daquela Casa  e através de manobras judiciais ganharam o pleito. Eis que sai vitorioso do grupo do prefeito. Mas como diz um ditado do povo ‘o mundo dá voltas’. Agora, no ano de 2011, o mandatário do passado encontra antigos aliados, já não mais aliados e sim algozes, e como não mais detém o poder da caneta, tudo fica mais difícil. Não é mesmo ex-prefeito? E agora, esse mesmo procedimento esgtá sendo adotado na tentativa  de servir aos interesses do senhor do momento. As contas rejeitadas pelo TCM chegaram a câmara no final de julho, já estamos no mês de agosto e a mesa administrativa protela o encaminhamento das contas que deveriam ser lida na sessão. Acredita-se que ainda estão na esperança de ‘trabalhar as contas’ junto aos vereadores de oposição que já tem posicionamento decidido e decisivo! Santo Amaro é chegada a hora de cobrar de cada um dos edis o posicionamento.
Os homens Públicos não deveriam se esconder atrás de votações secretas! Não aceitaremos posicionamento que sejam em descumprimento às Leis.
Ao povo de Santo Amaro, fique de olho na Câmara!
Prefeito, cuidado com a volta do Mundo! Lembre-se de Brutos.  

Vereador Raimundo Jorge Pereira de Matos 


Mês do Folclore movimenta 
Memorial Edith do Prato 



A Câmara Municipal de Vereadores vem incentivando as diversas atividades realizadas  Memorial Edithdo Prato, todas elas ligadas à cultura popular. 
Durante os meses de junho e julho, 32 alunos participaram de exercícios de leitura de pequenos textos e outros exercícios ligados ao teatro baiano. Também houve nesse período um workshop de samba de roda. Para este mês de agosto, quando se comemora no dia 22, o dia do folclore, o memorial está preparando uma agenda de atividades para alunos da rede pública que inclui, oficinas de trançado com sisal, de chapéu de palha, tapetes com retalhos de panos e máscaras das Caretas de Acupe (para pequenos grupos), leitura de Literatura de Cordel, exibição de documentários (Recôncavo na Palma da Mão e Nego Fugido) e como não poderia faltar na programação, apresentação de samba de roda.   
Esta programação vai do dia 21 a 26 de agosto. Algumas escolas, bem como núcleos dos programas sociais existentes no município já agendaram a participação de seus alunos. Paralelo a essas atividades a visitação no memorial segue com o seu horário normal: de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 17h, podendo abrir aos sábados pela manhã se houver agendamento com no mínimo oito dias de antecedência. 
Além de visitar o acervo, o visitante pode comprar no memorial os seguintes produtos:

CD - Dona Edith do Prato - R$ 30,00
CD - Márcio Valverde / Samba Nunca é Demais - R$ 15,00
CD - Lívia Milena / Olhos de Pagu - R$ 15,00
DVD - Maculelê e outras manifestações folclóricas / ACARBO - R$ 20,00
Livro - Relicário Popular - Zilda Paim - R$ 25,00
Livro - Isto é Santo Amaro (1ª edição) - Zilda Paim - R$ 10,00
Livro - Santo Antônio e outros cantos... / Jota Veloso - R$ 20,00
Livro - Sotaque em Pauta - Roberto Mendes - R$ 25,00
Livro - Candomblé de Rua (Bembé) / Jorge Velloso - R$ 20,00
Postais da Cidade / Itamar Crispim - R$ 1,50  
Pratinho de Louça - Lembrança de Dona Edith - R$ 10,00
Contatos do memorial: Tel: (75) 3241-322 / ramal 25 -
 e-mail:memorialedithdoprato@yahoo.com.br

Visitaram O Memorial











2 comentários:

Anônimo disse...

Eu quero saber se as contas do prefeito RICARDO machado não vai ser votada na camara de vereadores . estou indignada com tantas mentiras desse prefeito. por favor fasão alguma coisa a justiça tem que resouver essa situaçaõ obrigada.

Anônimo disse...

Eu tenho certeza que a verdade prevalesse o mau querido prefeito vai ser desmascarado das suas mentiras . que as contas dele foi aprovada isso e um abuso com nós santamarenses. eu espero que os vereadores sejão onestos e vote certo .por favor não se vendão vereadores .