segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Matéria O Trombone

Contas 2009 rejeitadas




1ª fila: Artur, César do Pão, Elias, Jair e Luciano Caldas - Govêrno.
2ª fila: Binho, Eduardo, Saborosa, Valmir e Zé Carlos - Oposição.
Se a votação fosse hoje:  5 x 5, empate.
Resultado: Parecer do Tribunal de Contas dos Municípios, aprovado pela Câmara de Vereadores, e o Prefeito Ricardo Machado,  inelegível por oito anos.

O  JOGO ESTÁ FEITO

Mal iniciado o processo que analisará o contundente Parecer do Tribunal de Contas dos Municípios, que rejeita a prestação das Contas de 2009, do Prefeito Ricardo Machado, a confusão está estabelecida. No dia 1º de agosto, a Câmara  de Vereadores, por força da RESOLUÇÃO Nº 04/2010, de 22 de Novembro, as contas de 2009 deveriam ter sido lidas e encaminhadas à Comissão de Finanças, Justiça e Redação, de acordo com o Art. 2º da aludida Resolução. O Presidente da Câmara, vereador Artur Suzart, não deu cumprimento ao quanto estabelecido pela  Resolução, não realizou a sessão ordinária, e nas duas segundas feiras seguintes, as reuniões com efeito deliberativo não se realizaram, dias 8 e 15 de agosto, estando portanto o Legislativo paralisado, com pauta trancada. Não vai para frente, nem para trás. O fato concreto é que essa manobra do presidente da Câmara, pode ser um tiro no pé. A oposição está considerando que o Presidente Artur vem prevaricando - Prevaricação é um crime funcional, ou seja, praticado por funcionário público contra a Administração Pública. A prevaricação consiste em retardar ou deixar de praticar devidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal -, e articula a impetração de um mandado de segurança contra o Presidente, que pode lhe custar o mandato.                
Infelizmente, a classe política está em processo acelerado de desmoralização total, haja vista, os últimos escândalos nos Ministérios dos Transporte, Turismo, Agricultura e na ANP. O jogo vai ser pesado na tentativa de reverter posições: Binho, candidato declarado a prefeito vem sofrendo pressões para retornar à casa antiga, mas, por enquanto, resiste a tudo e a todos. Eduardo, os governistas consideram-no o mais vulnerável e que a qualquer momento passa para a banda governista. Eduardo, nega de pés juntos e declara não estar disposto a desmoralizações. Saborosa, vem sendo tentado com a Secretária de Educação e por enquanto faz ouvido de mercador, não vê nada. Valmir Figueredo vai ter a sua situação partidária complicada. Com o comando do PSC sob a orientação do prefeito, entendem, convencer esse vereador. Zé Carlos, é tentado a todo instante para compor com o prefeito. Estão oferecendo a Secretaria de Esportes, para o seu irmão Claudionor, ex-vereador, em troca do seu alinhamento político. Vamos esperar para ver como fica esse imbróglio. 

Nenhum comentário: