quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

As trapalhadas do Dr.Juiz

É isso mesmo minha gente! Essas coisas só acon-tecem em Santo Amaro, verdade! Em pleno período natalino, quando os espíritos dos cristãos estão vol-tados para as comemorações do nascimento do Menino Jesus, eis que, o douto Juiz de Direito, da Comarca de Santo Amaro, Dr. Alberto que não viu cumprida a sua liminar que determinava ao Prefeito Ricardo Machado o pagamento dos subsídios do Vice-Prefeito, Justino Oliveira, retidos há mais de ano pelo município, protagonizou uma verdadeira cena ao estilo Charles Chaplin, realizando no Fórum Odilon Santos, uma reunião com os dois maiores man datários da cidade, prefeito e vice, sob a sua presidência, não para fazer cumprir a sua liminar, mas, para tentar um acordo entre as partes.

Humilhação

Vejam como aconteceu essa hilariante, humilhante cena, tendo como cenário a sala de audiências da Vara Crime, comandada pelo Meritíssimo Juiz Alberto.

Lembram-se das cenas dos filmes de cowboys feitas no bar mais importante da cidade onde o xerife exibia o seu distintivo e colocava na mesma mesa artistas e vilões, e logo solicitava aos contendores colocar suas armas sobre a mesa para começar as negociações sempre em torno do roubado no trem de passageiros, para ver com quem ficava o todo ou a maior parte? Pois bem, não estivéssemos em pleno século XXI, poderíamos nos remeter ao passado e nos debateríamos com o Prefeito Ricardo Machado e o Vice Justino Oliveira, um gozando com a cara do outro e o outro lhe fazendo sérias, graves, gravíssimas acusações, que não podem ser suportadas senão como reconhecimento de culpa, e tudo sob a mediação do doutor Juiz de Direito da Comarca de Santo Amaro, o que é lamentável.

Deve-se pagar a quem não trabalha? Perguntou Ricardo ao Juiz, para justificar a sua rebeldia em descumprir a LIMINAR do Dr. Alberto que ordenava, ordenava porque não foi cumprida pelo prefeito - o pagamento dos subsídios do vice, há mais de um ano. Mas antes dessa pergunta, o Prefeito/Juiz, disse para o doutor Juiz que não queria ser interrompi-do enquanto estivesse falando.

Quem diz o que quer ouve o que não quer

Durante a sua rápida exposição o prefeito acusou o vice de não trabalhar e querer receber subsídios em prejuízo do pagamento dos salários dos pobres servidores municipais, haja vista, os cofres da prefeitura não terem o suficiente para honrar tais compromissos, o que provocou a ira do vice Justino, que retrucou sem nenhuma cerimônia: o município está sem dinheiro porque você está metendo a mão na grana. Foi isso mesmo que você leu.

Vender carro

Ainda nas bobagens repetidas, Ricardo perguntou a Justino por que ele não vendia o carro para pagar as dí-vidas que são muitas? Sabem como Justino respondeu ao Prefeito? Não vendo porque ele não foi comprado com dinheiro do tráfico.

Cuide da sua perna

Debochando da condição do Vice Justino ser portador de erisipela na perna esquerda, lhe disse ser melhor cuidar do ferimento para poder fazer algo de útil pela comunidade. Justino não exitou na resposta: Essa minha perna doente, foi a mesma que subiu ladeiras, morros, percorreu toda a cidade lhe ajudando na conquista da população, para que você pudesse chegar aonde está hoje,

Passivo, como se nada estivesse acontecendo, o douto Juiz de Direito, prosseguia com essa aterrorizante reunião, convocada não se sabe para que. O que de concreto existe, é que Santo Amaro está totalmente entregue ao deus dará. Tem mais: depois de ataques de lado a lado, aliás, ataques e contra ataques, tudo assistido de forma complacente por quem deveria zelar pelo pudor público, o senhor prefeito do município Ricardo Machado tentando de todas as formas desmoralizar o seu vice Justino, e como não conseguia, desfechou o tiro mortal e propôs: por que você Justino, não faz uma doação desse seu dinheiro que estar a reclamar referindo-se aos subsídios não pagos, para a casa das crianças carentes de Santo Amaro, patrocinada pelo Dr. Alberto? Você sabe que o município está sem recuros. Sei sim, disse Justino, porque você está roubando esse dinheiro!

O inusitado

O Juiz Dr. Alberto, convocar o Justino para uma reunião que ele não presidiu, expô-lo a constrangimentos e não adotar nenhuma providência que o assunto requereu, pois, ouviu da boca do Vice, primeiro, que o Prefeito está metendo a mão no dinheiro público; segundo, que o Prefeito está roubando. Pasmem! A autoridade maior do Poder Judiciário local ouvir tudo isso, ficar em silêncio, e não mandar prender Ricardo pelas acusações que lhes foram feitas, ou o Justino, por ser um difamador ou mentiroso, é no mínimo inusitado. Quem acusa do jeito que fez o Vice, não é nenhum maluco. O mínimo que o Juiz deveria ter feito era tão somente isso. Pergunta-se: a liminar que determina o pagamento dos subsídios retidos por Ricardo, vai ser cumprida ou não? Ou o Prefeito vai fazer peteca com o Judiciário?

Um comentário:

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

Valeu Laifinho, o Blog ficou bonito
abraços
EdIney