quinta-feira, 5 de maio de 2011

Jairo Gomes Cordeiro - Oliveira dos Campinhos

Porque, até quando, apogeu ou perigeu!?

Sempre amargamos inúmeras dificuldades, bastantes e diversas desde o século XX, mas, ainda temos um resquício de esperança para neste século, que muitas coisas irão acontecer.

Desde o século remoto, tivemos várias e várias intempéries que os homens, deveriam ter sido ceifadas como: as estradas vicinais, as vacinas sempre em péssimos estados, a água não tratada, a falta d'água as bombas  quando quebram, pois não tem a duplicata, foi e é um transtorno iluminação pública a cada dia, desde muito tempo péssima. Há mais de 50 lâmpadas queimadas desde o ano passado de 2010!!

Precisamos nos modernizar, nos juntar, nos mobilizar... até afastar para o infinito do magma, os estigmas que nos perseguem, que nos atravancaram ou nos atravancam. Não precisamos arrumar brigas com A, B, C, D... mas nos conscientizar dos nossos deveres e direitos para resolver, solucionar, dar um basta... em inúmeros dos nossos problemas de décadas, de séculos. Desde quando só temos promessas, promessas, promessas?!
Nós precisamos ou não de nos unir para traçarmos novos rumos e prumos para resolver as nossas primícias questões?!

É ou não é um ato inaceitável pedir, denunciar, mostrar, questionar, destacar... enfim sabermos que as coisas não foram feitas por razões humanas? Por que na fazem ou não fizeram as coisas ? Quais e quais as razões, as justificativas, enfim por que não fizeram?! Será que algum dia teremos fios de esperança para as soluções?!

A nossa Vila de Oliveira dos Campinhos está se afundando desde muito tempo num buraco negro, pois Ela está velha e pouca coisa nós temos e Ela nos proporciona até quando?!
Por que, até quando, apogeu ou perigeu?”

Devemos todos observar e ajudar cuidadosamente com os nossos deveres e nossas obrigações para com todos, principalmente para com os jovens não é verdade? Precisamos ou não marchar juntos em busca de soluções para nós Oliveirenses?! A vida está passando numa velocidade dum cometa e nós estamos “sentados à beira do caminho”, até quando não é verdade?!

Urge analisar friamente as razões e as emoções, o ontem, o hoje e o amanhã para nos organizar novamente?! Tentamos, nós Oliveirenses, nos organizar com a criação dum Conselho Comunitário, porém, após as eleições, dinamitaram o Conselho, pois cada ego avolumou-se cosmicamente, duma maneira inacreditável e impressionante destruindo o que era um bem coletivo!!! Muitas coisas foram pedidas, através do Conselho e muitos irão propalar por todos os cantos, que foram eles que pediram individualmente, isso ou aquilo. Todos nós veremos futuramente!! Outros irão duma maneira inexplicável anunciar a toda hora: Eu fiz isso, Eu fiz aquilo, mas, a verdade não foi essa e não é essa. Estão blefando e tirando proveito extremamente pessoal, hoje e para amanhã. 

A cada tragédia diária, mensal, anual..., temos o dever, a obrigação de nos reciclar, de aprender, nos aperfeiçoar..., ficar antenados para as novas que virão com os novos traumas, novas dores, novos dissabores mas, todavia, para isso será necessário aprender segundo a segundo com todos, com todos sem nenhuma exceção com suas idas e vindas, com suas catástrofes, com suas restrições, com seus megas projetos com seus entraves, com seus descasos... enfim com tudo.

Será, José Edmilson Meneses de Almeida que estamos apreensivos, ansiosos, preocupados, estarrecidos, conectados, limitados, ilimitados, iluminados... com as perspectivas que declinaram e declinarão à cada jornada que emerge ou submerge?! Por que, até quando, apogeu ou perigeu?!
Nós Oliveirenses vamos vegetar até neste século XXI?!.

 Enquanto as coisas principais não acontecem, vamos pedindo o cumprimento a todos, dos nossos direitos e deveres desde o século passado, porém temos de todos os governantes, inúmeras feridas abertas que a cada ano, a cada mês, a cada dia sangram... tomara que alguém decline, para cicatrizá-las.

Nenhum comentário: