sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Herculano Neto

Cinema em Santo Amaro


       Os amantes do cinema têm encontro marcado todas as noites de sábado no Colégio José Nery de Mesquita, na Praça da Purificação, onde o CASA (Cine Arte Santo Amaro) promove sessões gratuitas abertas a qualquer interessado, sempre apresentando grandes obras cinematográficas, com ênfase no cinema nacional, seguidas de valorosos debates sobre o filme exibido.
Santo Amaro, que historicamente ostentou muitas salas de cinema, há muito se encontra carente nesse setor, restando, para alguns, os cinemas dos shoppings da capital. Caetano Veloso, exemplo de cinéfilo ilustre, teve boa parte de sua cultura moldada nas sessões que acompanhou em nossa cidade, em trecho extraído do seu livro “Verdade Tropical” (Companhia das Letras, 1997), ele relata: “Um dos acontecimentos mais marcantes de toda a minha formação pessoal foi a exibição de 'La Strada' de Fellini num domingo de manhã no Cine Subaé”. No entanto, as últimas décadas foram cruéis e retiraram os cinemas de nossa terra, ficando, para os mais velhos, as lembranças de emocionantes e divertidos momentos no Cine Subaé, ou no Cine São Francisco, e para os mais jovens, a saudade do que não viveram.
Em 1895, os irmãos Lumière apresentavam ao mundo o cinematógrafo. Santo Amaro, em 1910, já fazia sua primeira mostra de um filme, no recém-reformado Teatro São Pedro, na Praça do Rosário, embora essa sessão tenha terminado em um incêndio, serve para ilustrar o interesse que o santoamarense sempre teve pelo cinema. Vale, portanto, prestigiar as iniciativas de cineclubes como o CASA, que mais de cem anos depois daquela fatídica exibição, tenta resgatar para a população de Santo Amaro a paixão pela sétima arte.
http://cineartesantoamaro.wordpress.com/
mantém o blog Por que Você Faz Poema?

Nenhum comentário: