sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Incentivando a cultura


 Fazendo seu balanço anual, a Câmara de Vereadores, constatou que o Memorial Edith do Prato é, de fato, o centro cultural mais movimentado da cidade, pois desde a sua inauguração há quase dois anos, sua frequência continua muito boa e o espaço é cada vez mais procurado por artistas santamarenses de diferentes segmentos para agendar visitação de grupos ligados à cultura popular, realização de lançamentos de trabalhos artísticos como livros e cd´s, exibição de documentários, entre outras atividades.

Somente no segundo semestre deste ano o Memorial recebeu a visita de 22 escolas, metade delas procedentes de outras cidades do recôncavo e da capital do estado além de muitos turistas de várias partes do mundo, principalmente aos sábados, quando muitos ônibus de estrangeiros circulam pela cidade.
Entre os eventos que mais marcaram o ano de 2011 no Memorial Edith do Prato, estão o lançamento do cd do Terno de Reis da ACARBO, uma mini exposição de roupas e acessórios afros para comemorar a semana da Consciência Negra com a participação de alunos do Projeto Mais Educação, apresentando pequenas peças teatrais,.A eleição do conselho municipal de cultura, ensaios técnicos e uma palestra para as candidatas do concurso Beleza Negra.Com certeza, nenhum evento foi tão marcante no memorial este ano quanto a cerimônia do velório de Nicinha, filha adotiva de Dona Canô e irmã biológica de Dona Edith do Prato, que aconteceu no dia 26 de outubro até a manhã do dia 27 quando o corpo foi transferido para a igreja da Purificação. O velório de Nicinha aconteceu no memorial a pedido da família Velloso e foi visto como uma forma de homenagem e gratidão a uma irmã que durante toda vida foi tão dedicada à Dona Edith.
Alguns eventos já estão agendados para 2012, mas o Memorial Edith do Prato entra em recesso de 15 de dezembro a 15 de janeiro .Possivelmente passará por algumas modificações no que se refere à arrumação do acervo. Quando voltar a funcionar, abrirá suas portas em horário diferenciado a fim de receber os inúmeros turistas que chegarão à cidade para curtir a Festa da Purificação. Nesse periodo abrirá das 15h às 21 até o dia 02 de fevereiro.
Em 2012 A Câmara de Vereadores se compromete a continuar incentivando a cultura da cidade e agradece a todos pelas visitas ao seu espaço cultural, desejando ainda um Ano Novo cheio de paz, saúde e muito sucesso!







Nenhum comentário: