terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O que pensa Cassinho pré candidato à Prefeito pelo PP sobre a nossa Infraestrutura municipal


Cássio Requião

O município de Santo Amaro carece de ações ousadas, rápidas e voltadas para o seu crescimento e desenvolvimento, sem o que estará fadado a se transformar num amontoado de casas, gerando um estrangulamento urbano, indisciplinado e insuportável para o convívio do homem com o seu habitat.

Percebe-se a indisciplina urbana e nada se tem feito para frear o que se chama de crescimento, sim, crescimento desordenado, sem nenhum planejamento, a curto, médio e longo prazos. Santo Amaro vive o curtíssimo prazo. Nota-se, no dia a dia, imóveis sendo desfigurados para atender uma necessidade imediata, para que seja implantado um novo estabelecimento comercial, sem levar em conta o tipo da construção, finalidade e implantação, se em área residencial, ou comercial, pouco importa.

Esse crescimento desordenado nos leva à falsa impressão de uma vertiginosa mudança na gestão pública municipal, que ao invés de criar as condições para a expansão urbana, destrói o que existe e no mesmo lugar permite abrir e um comércio qualquer, aumentando o congestionamento de veículos e de pessoas, a exemplo da rua Direita.

Não existe nenhuma política de expansão urbana, senão, o que vem acontecendo não seria permitido, pois, o planejamento disciplinaria tudo que pudesse interferir na vida da cidade e do cidadão.

Ademais, não se pode nem se deve gerir um município com uma visão estagnada no centro da cidade, esquecendo as periferias, os distritos, as vilas, enfim, os lugarejos. Temos que ter uma política de infraestrutura voltada para todo o município, para beneficiar o cidadão, independente do seu lugar de moradia e da condição sócio-econômica.

Produziremos, sim, uma política única para dotar o município de uma INFRAESTRUTURA decente e que permita o seu crescimento ordenado.

O exemplo que deve ser observado pelos santama-renses de como não se deve promover uma explosão habitacional, é a CANDOLÂNDIA. Há aproximada-mente 40 anos vivem os seus moradores em condições de habitação inadequada, sem os serviços básicos disponíveis como saúde, educação, transporte, lazer e outros serviços. Ao longo desse período cada gestor fez um pedacinho, mas, não atacou o problema, nem deu uma solução definitiva, só serviços a conta-gotas, embora com recursos disponíveis na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, para suprir todas as necessidades de infraestrutura, e mais, desse populoso bairro.

Referendadas por uma visão política partidária que visa o desenvolvimento, sem perder de vista a identidade da coletividade enumero obras que vão melhorar a infraestrutura da cidade na disseminação do senso comum apoiado em experiências do dia a dia outrora vividas como Secretário de Infraestrutura e Diretor Residente do Derba deste município , como :

Construção

Avenida São Bento ao Centro de Abastecimento,

Ligação

Alto do São Francisco a Pitinga,

Avenida Caboclo ao Pilar via Ilha do Dendê;

Nova Santo Amaro a Caeira;

Pavimentação a paralelo

Garantir 5km dessa pavimentação na sede/ano , a saber:

Bela Vista,

Ladeira das Virgens,

Portal,

Canabrava,

4ª Travessa da Caixa Dàgua,

Buraco da Gia ,

Pilar,

Ilha do Dende

Gericó.

Ruas no Verde Vale,

Polivalente,

Trapiche de Baixo,

Nova Santo Amaro,

Pitinga e São Brás.

Mercado Municipal a Ponte do Muringue, entre o muro do cais e o meio-fio existente, colocando balaustradas;

Dragar o Rio Subaé;

Retomar as obras da Candolândia conforme o projeto da Caixa Econômica Federal;

Assegurar os serviços de manutenção das obras públicas e urbanísticas;

Pavimentação asfáltica

Garantir 10km de pavimentação asfáltica/ano com TSD (Tratamento Superficial Duplo) nos distritos de Pedra, Acupe e Oliveira com os recursos dos royalties, concluindo assim os serviços de pavimentação no município durante o período da gestão.

Governos Federal e Estadual

Buscar Recursos

Implantar o Anel Rodoviário

Retomar o programa de casas populares;

Reformar e construir escolas;

Construir e revitalizar postos médicos;

Melhorar estradas vicinais com encascalhamen-tos;

Expandir e conservar os serviços de iluminação publica;

Implantar o programa Água para Todos nas localidades mais distantes;

Efetuar serviços de drenagem de córregos e valas com desmatamentos, reduzindo assim os alagamentos indesejáveis na Sede e nos Distritos.

Destinação dos Recursos obtidos

Construção do cais do Ideal e do cais em frente ao teatro Dona Canô;

Construção de uma nova avenida ligando o Botafogo ao Cigano pela Avenida Getúlio Vargas, para desafogar o trânsito da ponte do Muringue, permitindo novos acessos aos bairros da Caixa D´água, Botafogo, Sacramento, Canabrava, Rui Barbosa, Centro, Ideal, Gericó, Pedras e Oliveira dos Campinhos;

Rede de esgotos nos distritos.

Recuperação dos antigos casarões, em ruínas.

Aprendi muito nos últimos anos com a vida pública, sobre o que é preciso para construir uma cidade mais humana e, posso garantir que a maioria das intervenções em alguns lugares são realmente complexas por conta da historicidade e sentimento de pertence inerente a comunidade.

Acredito que o entendimento preliminar das melhorias alavancadas pela população santamarense não gerarão conflitos, haja vista, as inquietações dos Líderes de Classes e sociedade civil em suas colocações inflamadas sobre o desejado e o realizado.

O diálogo é um dom que exerço no cotidiano familiar e profissional.

As propostas são elementos facilitadores que visam a comunicação com a sociedade civil, a partir das considerações levantadas dos espaços onde ocorrerão as intervenções, planejadas conforme as necessidades dos moradores e o desejo administrativo.

Nenhum comentário: