terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Coluna do Betinho d´Saubara

Rotary International Distrito 4.550
 13/07, o Rotary Club de Santo Amaro, realizou a cerimônia de posse de João de Deus, no cargo de Presidente do Conselho Diretor Rotary/Ano Rota-rino11/12.
Exposição “Brinquedos dos Angolas e Orixás”
02 a 30/08, no Museu Galeria de Arte Caetano Veloso (UEFS), o artista plástico feirense Gabriel Ferreira  realizou a   exposição “Brinquedo dos Angolas e Orixás: Aloísio Resende e Bel Pires” -   trabalhos de artes plásticas (pinturas) – retratando as marcas da nossa ancestralidade de matriz africana,  identificadas na: religião (candomblé), cultura, dança e luta (capoeira/maculelê).
Gente nova
Nasceu  dia 11/08, Mariana Clara filha do jovem casal Francisco Soares de Andrade “Chiquinho” e Manoela Farias.  A vovó Raimunda Santos de Andrade e a tia/madrinha Marli estão caducando com os gracejos da linda garota. Gustavo “Guga” está sentindo ciúmes da priminha. Ultimamente, a vida de “Chiquinho” é cheirar a “pimpolha”, visitando dona Dédi, Nil, Ito e Ratinho do Motoboy, e esquecen-do-se de trabalhar para comprar as fraldas, vestidinhos, sabonetes e latas de leite. A futura “miss santo-ama-rense” será disputada pelos filhos de Fábio Lobo “Fabão malvadão” (que objetiva promissor casamento para um dos seus malvadinhos).
Exposição “Balaiodegato”
Em Cachoeira ,  Festas da Boa Morte 13 a 17/08, no Bar e Restaurante Empó-rio Massapê, foi realizada pelo autodi-data artista plástico feirense Ronaldo Lima - a Exposição “Balaiodegato” - quando expôs criativas esculturas pro-duzidas com material reciclado (metal/ peças de carros, bicicletas...). Os artísti-cos são inspirados no cotidiano do povo brasileiro: “Nordeste e tecnologia”, “Mesa de bar”, “Lampião de gás”, “O mendigo”, “Dança de roda”, “Vaso de barro”. As apreciadas obras de arte retratam/focalizam o viver do sensível escultor – a partir de sua gênese roça/fazenda/cidade, onde na “selva de pedra” ou “selva de metal” começa a descobrir as agruras da malvada civi-lização. Prestigiada por moradores da Região do Recôncavo Baiano, por turistas brasileiros e estrangeiros , exposição “Balaiodegato” contou com o apoio cultural de Carlos Pereira, do Empório Massapê, da Farmaco (Mat. de construção) e Girassol Distribuidora.
Thassya Farias
Numa badaladíssima “Disco dance”, na Mansão do Guga (Rua Barão de Sergy), a família de Thassya festejou a sua passagem natalícia (16/08), com shows artísticos e requintados pratos da cozinha italiana (patrocinados pela tia Marise Farias).
Márcio Farias
No “Bar Cravo & Canela”, familiares e amigos, do industrial Márcio Farias - comemoraram o seu aniversário (17/08), regado a cervejas e churrasco (promovido pelo cunhando e futuro compadre “Chiquinho”).
Profª  Ruth Rastelli
Familiares, amigos, colegas e vizinhos, participaram da Missa em Ação de Graças pelos 80 anos (27/08), da Profa. Ruth Rastelli (27/08), celebrada na Matriz da Purificação pelo Mons. Walter e Pe. José Carlos Santos Silva. Os impecáveis comes e bebes foram servidos na Escola José Nery de Mes-quita. O evento natalício foi abrilhan-tado por Queiroz (teclados) e Profº Carlos Barreto (voz).
Aiza
Servindo um apetitoso “caruru para sete meninos”, João de Deus, Marli e filhos, festejaram a passagem natalícia dos sete anos de Aiza (29/08). A  comida baiana foi disputadíssima por centenas de convidados (portando cartão de crédito da CEF).
Celebridade
O jovem Erivaldo (filho de Domício da Serraria) por saber imitar com maestria o jogador Romário - ganhou o título de “Celebridade esportiva/2011”. Na opinião de Aloirson Wanderley “Lalai”- “Ele merece o tão disputado título fute-bolístico por ter feito um “gol de velo-cípede”, coisa difícil para Romário,  que fez gol de bicicleta”.
Dona Gilú
Inesquecível. Ainda repercute com saudade e pesar o falecimento de dona Gilú (19/03), moradora do bairro do Bonfim. Era uma “cozinheira de mão cheia”, que sabia preparar gostoso caruru. Amigos íntimos recordam dos velhos causos do “xixi” - “choradinha” de dona Gilú.
Dona Neguinha do Mingau
Com imenso pesar e saudades regis-tramos o passamento de dona Maria José Rodrigues Brito “Dona Negui-nha do Mingau” 25/04/1948 - 01/08/2011. Conhecida vendedora de mingaus, bolos e cafezinho (fundo da Matriz de Purificação), sabiamente, atendia todos os fregueses com muito carinho, prazer e dedicação.
Dona Maria de Jesus Carvalho
Mãe do empresário M. Carvalho - dona Maria de Jesus Carvalho (18/06/1920 - 17/08/2011) – partiu para junto de Cristo – deixando filhos, netos e bisne-tos. Nesta oportunidade – expressamos nossos sentimentos aos membros da Família Carvalho – por este momento de tristeza e dor.
Pedro Junqueira de Miranda
20/08, no velório do Cemitério desta Cidade, na presença de familiares, amigos, vizinhos, políticos, comercian-tes, empresários e religiosas do Con-vento dos Humildes, os Padres Rogério e Edilson Conceição, auxiliados pelos diáconos José Marcos e Umnaldo, ora-ram em favor da alma de Pedro Jun-queira de Miranda “Pedro motorista da Camurujipe”. Bastante emocionado e, reconhecendo a importância do sau-doso pai, o filho Márcio Miranda de-clarou: “Ele foi um pai excelente.  De-pois de Jesus, na Terra, só ele. Todo mundo. Todas as pessoas que cruzaram seu caminho - ele fez algo de bom”. Carinhosamente, os familiares de Pedro Junqueira (Santo Amaro e Serrinha) foram acolhidos pelos membros das paróquias da Purificação e Rosário.
Profª  Nina
“Querer viver!”. O passamento da pro-fessora - Antonina Brasil Pessoa da Silva Pinho “Nina” (22/08), nos dei-xou um grande exemplo: “Lutar para viver!” Ela desejava viver. Lutou com todas as suas forças. Que Deus abençoe sua alma!
Valter do Apolo
 04/09, o planeta Terra, especificamente o município de Santo Amaro, perdeu um inesquecível filho: Valter Antônio Rocha, 86 anos. Exemplo de pai de família. Homem íntegro, respeitado e respeitador. Magnífico amigo. Pessoa de bem. Indivíduo experiente. Compe-tente profissional. Grande baluarte social. Difícil encontrar no mais rico dicionário da língua portuguesa: um adjetivo, um sinônimo, uma palavra, uma frase para defini-lo na mais pura da sua essência, para transmitir a saudade que sentimos. Quando do seu sepulta-mento (05/09), foram expressos os mais profícuos sentimentos por intermédio dos familiares e amigos, nas orações e cantorias religiosas.
Miguelzinho “Guio”
Usando deste espaço, amigos, vizinhos e colegas do jovem - Marcos Miguel Alcântara Dias “Miguelzinho” – “Guio”– ainda consternados pelo seu passamento (08/09) – expressam os ma-is sinceros pêsames aos diletos amigos Vadinho Gordo, Carol e  familiares.
Seminário de Capoeiragem
A Associação Quilombo sob a respon-sabilidade do mestre Zé Dário – durante o período de 20 a 21/08, nesta Cidade, realizou o “Encontro Cultural do Recôncavo”, com rodas de capoeira, oficinas de maculelê e samba de roda, palestras sobre preservação do meio ambiente, campanha de doação de san-gue, batizado e troca de cordas. O evento contou com o patrocínio Fomen-to à Cultura (Fundo de Cultura) e Gov. da Bahia (Secretarias da Fazenda e de Cultura).

Nenhum comentário: