quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Mano Escolheu Corretamente?

O tempo será o juiz absoluto e responderá com pre-cisão as indagações formuladas pelos que se arvoram como analistas políticos. Fato concreto: o vereador Walmir Figueredo saiu do PSC e foi para o PMDB. Uma canseira danada, mas, conseguiu a sua desfiliação desse partido,  que não tem um só argumento para reivindicar o cargo sob o pretexto da infidelidade partidária, ao contrário, o vereador sofreu todo o tipo de violência do ex-partido, como a sua prisão, e outras querelas. Obstinado, enfrentou Ricardo (prefeito) e com ele se reuniu ao apagar das luzes, a fim de permanecer na legenda do prefeito (a pedido deste), ou em qualquer outra da base governista. Nada de acordo! Walmir, queria  mesmo se dedsfiliar e ficar longe do prefeito, que tem sob o seu comando mais de dez partidos políticos em Santo Amaro. Pode parecer brincadeira, mas não é não! Os partidos , todos eles, sem exceção, viraram balcões de negócios. Foi-se o tempo em que as agremiações partidárias e seus dirigentes mereciam o respeito da sociedade.

Quando a Justiça quer, 
a justiça é feita.

Último dia para mudança de partido, com nova filiação para ter assegurado o direito de puder candidatar-se em 2012. Começa o périplo do vereador Walmir. Tito Pachêco, responsável pelo encaminhamento de pedidos de desfiliação, de filiados ao seu partido, não é encontrado nem em baixo da cama, por Walmir, para fazer tal procedimento. Começa o nervosismo do edil,  as horas avançam para a finalização do prazo. Procura então a Juíza Eleitoral Dr. Bárbara, que tenta lhe tranquilizar com a sinalização de que não ficaria sem partido, muito menos atrelado ao PSC.


Vereador não 
desiste, 
vai à luta..

Walmir, cai em campo de novo, tenta encontrar qualquer membro da Executiva do PSC, com autoridade para representar a agremiação junto ao Cartório Eleitoral. Vai de casa em casa, de cada um desses membros. Nada! Vai de repartição em repartição, em busca da solução do seu problema. Nada! Walmir, se desespera e retorna  patético ao encontro da Juiza, à quem transmite as suas angustias, relata a caminhada e faz o derradeiro apêlo: Drª, somente a senhora pode fazer alguma coisa?


Senhor Oficial de Justiça, acompanhe o vereador 

,Diga o que quer vereador. Meritíssima, mande um Oficial de Justiça me acompanhar nessa empreitada. Para alivio do vereador, sai a ordem: senhor Oficial de Justiça, acompanhe o vereador Walmir Figueredo, e com ele busquem encontrar alguém do PSC para fazer o encaminhamento do seu pedido de desligamento da agremiação. Sorridente Walmir em companhia do Oficial de Justiça, de carro,  (os passos anteriores foram na paleta) percorrem toda a cidade e não encontram uma alma viva do PSC, segundo relato, todos estavam escondidos em Salvador, para não encaminharem o seu pedido. De volta ao Forum, Walmir desencantado comunica o insucesso da missão, e ouve da juiza: senhor oficial, me faça um relatório da sua missão e em seguida providencie  uma Certidão atestando a desfiliação do Vereador Walmir de Figuredo do PSC, para minha assinatura. Satisfeito  vereador? Satisfeitíssimo, Meritíssima. Obrigado.
 Ato contínuo, filia-se ao PMDB.

Nenhum comentário: