quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

TIRANO

 Na Grécia antiga,
indivíduo que usurpava o poder.
Governante injusto, cruel ou opressor,
que abusa de sua autoridade.
 Indivíduo que abusa de sua autoridade.
 Indivíduo cruel, impiedoso, tirânico.
Durante séculos a tirania dominou o mundo. A conquista ou o exercício do poder, pela força, é a principal arma, por quem não detendo a preferência da população, se instala para governar. Sem esse respaldo  impõe-se com o argumento da violência, despreza leis, regras e normas e administra voltado unicamente para se sustentar e se perpetuar no cargo ou função. Essa forma é mais sedutora, porquanto não  se faz necessário a prestação de contas dos atos políticos e administrativos. Tiranos, déspotas, se confundem e corruptos, desde o século XVIII, com mais frequência, mostraram as suas garras, deixando para muitos o exemplo.
Mao Tsé-tung ( China) - Execuções, assassinatos e políticas econômicas desastradas. Implantou um regime de terror, com o assassinato de “contra-revolu-cionários”, proprietários rurais e inimigos políticos. Stalin (União Soviética) - Assassinatos, perseguições étnicas. Transformou o país em potência mundial, promovendo a industrialização.
Adolf Hitler (Alemanha) - Guerra, campos de extermínio. Chegou ao poder através de eleições livres. Transformou-se em ditador logo em seguida, com a eliminação de rivais e opositores.
Kublai Khan ( Mongólia) - Guerra, assassinatos. Proclamou-se o primeiro imperador da dinastia mongol que governou o país. Os soldados sob seu comando tornaram-se conhecidos por atos de extrema crueldade contra populações civis.
Imperatriz Cixi  (China) - Tentou combater a corrup-ção endêmica no país. Os levantes populares foram sufocados com grande brutalidade.
 Leopoldo  (Bélgica) -  Guerra, fome, assassinatos.
Contra a(- rei) da Bélgica, assassinatos  a sangue frio..(rainha)?
 Chiang Kai-shek  (China Nacionalista) e Taiwan.
Guerra, massacres. Recorreu a  torturas, prisões sem julgamento e assassinatos generalizados, além de usar corrupção, chantagem e censura à imprensa para reprimir seus opositores.
Genghis Khan  (Mongólia) - Guerras, massacres. Liderou exércitos em campanhas militares que causaram destruição, morte e caos econômico.

 Hideki Tojo ( Japão) - Guerra, massacres, fome.
Foi um dos principais defensores do acordo com a Alemanha nazista e a Itália fascista.

Pol Pot  (Camboja) - Massacres, fome. Responsável pela retirada em massa da população das cidades, enviada à força para “campos de reeducação”.

Nenhum comentário: